Orientação para Solicitação de Serviços – SUPAC
Publicado em 30 de março de 2020
unnamed

 

Em virtude da pandemia que nos assola, e em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde e das autoridades sanitárias nacionais, bem como as de comunidades médicas e científicas de diversas especialidades da área da saúde, o Conselho Universitário suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas por tempo indeterminado (https://ufba.br/ufba_em_pauta/ufba-interrompe-atividades-por-tempo-indeterminado-em-combate-ao-coronavirus).

 

Desta forma, algumas medidas foram tomadas pela Superintendência de Administração Acadêmica – SUPAC, para que solicitações dos(as) estudantes fossem atendidas.

Assim, os processos referentes a Aproveitamento de Estudo serão solicitados via e-mail (nae@ufba.br), devendo conter:

1)      O Requerimento Escolar (disponível em https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) devidamente preenchido (em formato PDF), com o curso atual no cabeçalho e nome completo do(a) discente, nos casos de aproveitamento de disciplinas cursadas na UFBa. É importante que, nos esclarecimentos do Requerimento Escolar, seja informado qual foi o curso antigo, para evitar dúvida nos casos em que o estudante já passou por diversos cursos na UFBa. Se o aproveitamento for referente a alguma atividade de pesquisa, extensão etc., o documento comprobatório de tal atividade deverá também ser enviado em anexo ao e-mail, em formato PDF. Essencial, também, que o aluno indique quais disciplinas ele solicita o aproveitamento.

2)      Nos casos de aproveitamento de disciplinas cursadas fora da UFBa, deverá o e-mail conter o histórico escolar da outra instituição, ementa das disciplinas, além, por óbvio, do Requerimento Escolar devidamente preenchido e do nome do(a) discente completo no corpo da mensagem.

Importante destacar que cada tipo de documento deve estar num mesmo arquivo PDF, por exemplo: 1 único arquivo PDF para o Requerimento Escolar, 1 único arquivo PDF para 5 ementas de disciplinas; 1 único arquivo PDF para 3 certificados de curso de extensão, ou ACCs. Os processos de Aproveitamento de Estudos são feitos virtualmente, motivo exclusivo pelo qual está sendo aberta a exceção da sua solicitação via e-mail. Tão logo se normalize a situação atual, os(as) estudantes deverão enviar a documentação por e-mail e comparecer ao NAE/SUPAC no prazo de 72h para efetuar a abertura do referido processo.

Acerca da abertura de outros processos, como o de Dilatação do Tempo Máximo para Conclusão do Curso ou Trancamento por motivo de Saúde, estes serão cadastrados virtualmente, no entanto só serão enviados aos respectivos destinos quando o(a) estudante comparecer ao NAE para a sua finalização. Tais processos, ao contrário do aproveitamento de estudos, são exclusivamente físicos, ao passo que o prévio cadastro eletrônico é apenas temporário – enquanto durar o período de suspensão das atividades em virtude da pandemia. Portanto, assim que as atividades da Universidade forem normalizadas, deve o(a) estudante comparecer ao NAE munido(a) dos documentos enviados por e-mail, a fim de que seja finalizado o procedimento de abertura do seu processo.

Logo, devem os(as) estudantes enviar para o e-mail nae@ufba.br o Requerimento Escolar disponível em https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) devidamente preenchido e assinado, além de enviar também os documentos comprobatórios escaneados, em formato PDF. Em caso de ausência na etapa presencial junto ao NAE, repetimos: o processo não será sequer finalizado.

As solicitações de documentos deverão ser realizadas da seguinte forma:

1)      Histórico Escolar de Graduação: Enviar cópia de documento de identificação, nome completo, número de matrícula (caso lembre) e, exclusivamente para os que colaram grau até o semestre letivo de 2019.1, enviar também o comprovante de pagamento da GRU referente à elaboração do Histórico (a GRU deverá ser gerada pelo estudante em https://supac.ufba.br/servicos-academicosboletos – serviços acadêmicos – histórico escolar) para o e-mail do NAREG: nareg@ufba.br

2)      Histórico Escolar de Pós-Graduação: Enviar cópia de documento de identificação, nome completo, número de matrícula (caso lembre) e, exclusivamente para os que colaram grau até o semestre letivo de 2019.1, enviar também o comprovante de pagamento da GRU referente à elaboração do Histórico (a GRU deverá ser gerada pelo(a) estudante em https://supac.ufba.br/servicos-academicosboletos – serviços acadêmicos – histórico escolar) para o e-mail do NAREP: narep@ufba.br

3)      Certidão de Estudos para Aluno Especial: só serão emitidas tais certidões após a normalização das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade.

4)      Atestado de Provável Concluinte: somente para os(as) prováveis concluintes do atual semestre, 2020.1) ou Declaração de Conclusão de Curso (Estudantes com conclusão do curso em 2019.2 que não tenham a data de colação de grau registrada no histórico): Deve o(a) aluno entrar em contato com o NIC através do e-mail integralizacao@ufba.br, enviando nome completo, número de matrícula e cópia do documento de identidade.

5)      Declaração de Conclusão de Curso (após colação de grau): deve o(a) estudante enviar nome completo, número de matrícula, cópia do documento de identidade e comprovante de pagamento da GRU referente a Certificados (declaração) (https://supac.ufba.br/servicos-academicosboletos – serviços acadêmicos – Certificados (Declaração)), através do e-mail nedic@ufba.br

6)      Desistência de Curso:

  1. Graduação: Veteranos com entrada até 2019.2: enviar cópia de documento de identidade e Requerimento Escolar devidamente preenchido e assinado para naga@ufba.br.

Calouros com entrada em 2020.1: enviar cópia de documento de identidade e Requerimento Escolar devidamente preenchido e assinado para matricula@ufba.br

  1. Pós-Graduação: enviar cópia de documento de identidade e Requerimento Escolar devidamente preenchido e assinado para narep@ufba.br

7)      Os Atestados e Declarações referentes ao Núcleo de Apoio à Gestão Acadêmica – NAGA estão sendo emitidos, à exceção da Declaração da Autenticidade de Ementas. Desta forma, deve o(a) estudante enviar, através do e-mail naga@ufba.br, a cópia do documento de identidade e o Requerimento de Documentos NAGA (disponível em https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) devidamente preenchido e assinado.

8)      Atestados de Matrícula, Regularidade Acadêmica e Situação Acadêmica também estão sendo emitidos, devendo o(a) estudante enviar cópia do documento de identidade e Requisição de Documentos e Serviços (https://supac.ufba.br/formularios-menu-aluno) devidamente preenchida e assinada para o NAREG através do e-mail nareg@ufba.br

 

As demais dúvidas poderão ser enviadas ao e-mail do NAE (nae@ufba.br) para que sejam sanadas.

No mais, desejamos que toda a comunidade acadêmica se cuide nesse atual cenário em que vivemos, para que possamos retomar as nossas atividades o mais rápido possível e com o máximo de saúde.

 

Equipe SUPAC/UFBa.

 

«
»