1ro Webinário do NAMIR – UFBA
Publicado em 06 de julho de 2020
cartaz06_07

O Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados da Universidade Federal da Bahia, NAMIR-UFBA, dará inicio a um ciclo de seminários online sobre fluxos migratórios que acontecerá ao longo do mes de julho.

Convidamos todos a participar do “1ro Webinário do NAMIR – UFBA” que acontecerá o dia 6 de julho de 2020, às 15hs, com a participação de:

1) Aryadne Bittencourt: Advogada e Pesquisadora em Mobilidade Humana / PPGD-UFRJ / http://lattes.cnpq.br/1822657058067199

Título: Vidas em Movimento: o mundo e o Brasil com refugiados e migrantes

Resumo: Cada vez mais, milhões de pessoas saem de suas casas buscando uma vida mais digna, segura e livre. Outras tantas, fogem para salvar suas vidas e suas famílias. São sujeitos incrivelmente capazes de reinventar as formas de viver e lutar, moldando centros urbanos mundo afora e inúmeros cantos do Brasil. Estados, organizações humanitárias e a sociedade de modo geral participam da rede de proteção aos direitos de refugiados e migrantes. Para compreender o panorama das migrações contemporâneas e, em especial, o fluxo de venezuelanos, são tecidas relações entre as linhas de governança política, acesso a direitos e ação humanitária. Diante de uma tendência crescente de deslocamentos, cada pessoa e toda instituição pode contribuir para soluções efetivas, humanas e sustentáveis em apoio aos sujeitos em movimento.

2) Mariangela Nascimento: Pesquisadora em Mobilidade Humana / FFCH-UFBA / http://lattes.cnpq.br/9474918397210282

Título: O processo migratório e os direitos humanos

Resumo: No atual contexto de mudanças globais é fundamental pensar e analisar o processo migratório como um fenômeno de múltiplas causas, evitando assim a sua “naturalização” como se fosse resultante exclusivamente de causas “objetivas”. Para isso, é importante considerar os múltiplos elementos presentes na realidade de quem migra. É preciso de uma nova estratégia teórico-metodológica que nos possibilite pensar o migrante como um ser singular e individualizado e que nos permita identificar o migrante como protagonista político capaz de ressignificar os processos de produção e os modos de vida, e como portadores de direitos. É o movimento migratório, portanto, que melhor expressa as contradições e o enfraquecimento dos valores que legitimaram e legitimam historicamente a relação Estado e sociedade, e coloca em xeque as instituições democráticas.

O público poderá acompanhar este webinário pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cristina-lizana-araneda ou pelo canal do NAMIR-UFBA no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCgAtptc6cQ1O8WXM_W-gYUg .

 

«
»