Estudantes e ex-estudantes do BEGD e do PPGNEIM participarão de curso com parceria internacional
Publicado em 20 de agosto de 2020
3c7aabbf-b451-4066-b471-d294b25d8596

minicurso Afrocuiridades: pensando raça, gênero e sexualidade nas Améfricas (Curing Black Gender and sexualities in the American) é uma parceria entre a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o projeto Explore new frontiers oferecido pelo Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade da Flórida. Nesta edição, participarão da atividade discentes do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia.

Entre os participantes, estão:

- Igor Leonardo de Santana Torres, discente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA, mediará o debate sobre Cuiring masculidades, no dia 03 de setembro, às 15 h, através do ZOOM.  Participarão da atividade a palestrante Jillian Hernandez (UF) e a MC Tiely (Hip Hop Mulher).

Igor é graduando em Estudos de Gênero e Diversidade, na Universidade Federal da Bahia. Integrante do Gir@ – Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Em 2018, ganhou uma bolsa de estudo do Programme des Futurs Leaders dans les Amériques (PFLA) para atuar como pesquisador visitante na Chaire de Recherche sur lHomophobie da Université du Québec à Montréal.

Jéssica Ipólito Lemes de Aquino, discente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA, palestrará sobre o lançamento da Edição Especial do Caribbean  Review of Gender Studies (CRGRS) Sobre sapatonas, no dia 31 de agosto, às 16h.

Jéssica é Ciberativista, feminista negra e graduanda em Gênero e Diversidade pela Universidade Federal da Bahia, criadora e autora do blog Gorda&Sapatão; integrante da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas (ANJF), Rede de Ciberativistas Negras, e Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto e pesquisas no campo de violência institucional, de gênero e raça, com atenção à população em situação de rua no contexto de unidades de acolhimento na cidade de Salvador-Bahia.

- Ariana Mara da Silva, mestra pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Gênero e Feminismo – PPGNEIM/UFBA, mediará o debate sobre o lançamento da Edição Especial do Caribbean  Review of Gender Studies (CRGRS) Sobre sapatonas, no dia 31 de agosto, às 16h.

Ariana é doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2020) Bacharela em Relações Internacionais e Comercio Exterior pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP (2013). Bacharela em História – América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA (2016). Mestra em Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher pela Universidade Federal da Bahia – NEIM/UFBA (2019). Membra da Feminaria Musical – grupo de pesquisa e experimentos sonoros. Membra do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul – MALOCA. Membra do Programa A Cor da Bahia. Trabalho principalmente com os seguintes temas: mulheres negras, rap, lesbianidade, etnomusicologia, teoria decolonial, feminismos, América Latina e representação.

Claudenilson da Silva Dias, doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Gênero e Feminismo – PPGNEIM/UFBA, participará do debate sobre Cuir Genêro/Cuir Religiões, no dia 7 de setembro, às 15h.

Claudenilson  é Mestre e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Gênero e Feminismo – PPGNEIM/UFBA.  integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades – NuCuS onde coordena a linha de pesquisa em Estudos Trans, travestis e Intersexo.

- Carla Akotirene, ex-docente substituta do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA, participará do debate sobre Feminismo Decolonial e Cuiridades Negrxs nas Américas, no dia 25 de agosto, às 15.

Carla é Bacharela em Serviço Social, Mestra e Doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre de Gênero, Mulheres e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia. Concentra estudos sobre racismo e sexismo institucionais. Atualmente é responsável pela Opará Saberes, Iniciativa que visa instrumentalizar candidaturas negras, em especial mulheres, para o ingresso na Universidade, modalidade scrictu sensu. Atua na Saúde municipal atendendo mulheres vítimas de violências domésticas.

Maiores informações: https://www.abpn.org.br/