Estudantes do BEGD publicam texto na Revista Periódicos/UFBA
Publicado em 12 de novembro de 2020
124689152_10215660737065514_3870984182095104298_n
“A Revista Periódicus/UFBA acaba de lançar no segundo volume da sua 13ª edição, a entrevista que realizamos com a ativista Millena Passos (foto), primeira transexual no Brasil a ocupar um cargo em uma secretaria de políticas para as mulheres.

A entrevista com Millena Passos foi produzida em 2018, com os colegas do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da UFBA, César Belém, também jornalista, que me acompanhou diretamente na entrevista. E pré-editada em um trabalho coletivo, com a participação de Maurício Guimarães (Sociólogo) e Yvana Calado (Historiadora), todos na condição de graduandos. Decidimos entrevistar Millena, estimulados pelos marcadores da disciplina Antropologia de Gênero – ministrada pelo professor Felipe Fernandes.

A narrativa resgata o perfil, as ideias e o ativismo de Millena como defensora de direitos humanos de mulheres, negros, travestis e transexuais no Brasil. “Eu já ultrapassei o Movimento LGBT”, diz!
A revista – Periódicus é uma publicação semestral do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), vinculado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos e ao Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia. A revista Qualis B2 é editada pelos pesquisadores Leandro Colling, Helder Thiago Maia e Matheus Araujo dos Santos, integrantes do NuCuS. A revisão gramatical e de normas é realizada pela Editora da Universidade Federal da Bahia.
Nessa 13ª edição, a Revista Periódicus traz em seu segundo volume, nove artigos, duas resenhas, um manifesto, além da entrevista. Os artigos tratam de questões travestis e transexuais, teoria queer na África, homofobia e lesbianidades.”
Confira a entrevista com Millena Passos no link abaixo:

Fonte: Rosa Meire

Revista Periódicos/UFBA, v. 2, n. 13 (2020): Número 13, Volume 2