A edição de 06 de março de 2021, do Jornal A Tarde destaca atuação da UFBA no amparo aos refugiados:
“Sensibilizados com a situação de desamparo dos migrantes que chegam à Bahia, professores, técnico-administrativos e estudantes da Ufba criaram o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (Namir). Segundo os idealizadores do programa, a intenção é oferecer qualificação profissional, cursos de idiomas, programas de saúde, assistência jurídica e contribuir na integração social da população refugiada.
Além da Polícia Federal e Defensoria Pública da União, a Ufba já atraiu para o programa a Uesc e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A iniciativa vem em boa hora, já que nos últimos anos tem sido crescente o fluxo migratório para o Brasil, sobretudo de venezuelanos”
Fonte: https://atarde.uol.com.br/
Sobre o projeto:
O Núcleo de Apoio aos Migrantes e Refugiados / Namir-UFBA visa contribuir na integração social da população migrante e refugiada na Bahia atuando na defesa dos direitos humanos e promovendo o acolhimento humanitário dos migrantes e refugiados.
Facebook: https://www.facebook.com/namirufba/
Curso de Capacitação on-line de Direitos Humanos e Migração: http://www.direitoshumanosnamir.ufba.br/
Programa do Curso de Capacitação on-line de Direitos Humanos e Migração: https://ffch.ufba.br/sites/ffch.ufba.br/files/programacao_-_curso_-_dh_e_migracao.pdf