A Chefe do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital n.° 03 de 18/06/2021, de Convocação para Contratação de Docentes por Tempo Determinado, do Magnífico Reitor da UFBA, publicado em extrato no Diário Oficial da União (DOU) n° 114 de 21/06/2021, e no endereço www.supac.ufba.br, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docentes por Tempo Determinado para o cargo de Professor do Magistério Superior/Substituto do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na íntegra no endereço virtual do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (http://www.generoediversidade.ufba.br ).
1. Das Disposições Preliminares
1.1. Área de Conhecimento: Teoria Feminista com Concentração em Metodologia de pesquisa e Intervenção
1.1.1. Titulação Mínima: Graduação e Mestrado livres e Doutorado em Interdisciplinar em Sociais & Humanidades ou área afim com trabalho de conclusão do doutorado versando sobre a temática relações de gênero.
1.1.2. Componentes curriculares:
Código: Nome: Carga Horária: Horário de Oferta:
FCHE01 METODOLOGIA CIENTIFICA APLICADA AOS ESTUDOS DE GÊNERO 68h Terça-Feira, 18:30 às 22:10
FCHE20 RELAÇÕES DE GÊNERO E FAMÍLIA 68h Quarta-Feira, 18:30 às 22:10
FCHE02 INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE GÊNERO
68h Quinta-Feira, 18:30 às 22:10 Sexta-Feira, 18:30 às 22:10
1.1.3. Número de vagas: 01 vaga.
1.1.4. Regime de trabalho: 40 horas semanais.
1.1.5. Os/as candidatos/as contratados/as poderão ministrar aulas em componentes curriculares de Áreas/Subáreas de Conhecimento consideradas afins, a critério do Departamento, nos turnos de funcionamento da Unidade Universitária.
1.2. A contratação de professor/a substituto/a fica limitada ao regime de trabalho de:
I – vinte horas semanais, com obrigação de ministrar, no mínimo, dez horas semanais de aulas presenciais;
II – quarenta horas semanais, com obrigação de ministrar, no mínimo, dezesseis horas semanais de aulas presenciais.
1.3. A alteração posterior do regime de trabalho do professor substituto somente poderá ocorrer em casos estritamente excepcionais e mediante justificativa do Departamento, com anuência da Superintendência de Administração Acadêmica (SUPAC).
1.4. Os/as professores/as substitutos/as contratados/as por meio do Processo Seletivo em referência atuarão no exercício das atividades de ensino relacionadas ao planejamento, preparação, desenvolvimento e avaliação das aulas ministradas nos cursos de graduação, exceto na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso.
1.5. As contratações serão feitas por tempo determinado, com contratos cuja duração observará as necessidades da Universidade, tendo o prazo máximo de um ano, admitindo-se a prorrogação, desde que o prazo total não exceda a dois anos.
As inscrições estarão abertas no período de 22/06/2021 a 05/07/2021.
Para maiores informações, consulte a integra do Edital interno nº 01/2021.
Anexo IV – Edital Interno nº 01/2021 (PDF)
Anexo IV – Edital Interno nº 01/2021 (.docx)