A Universidade Federal da Bahia completa 75 anos de existência. Fundada no dia 02 de julho de 1946, a então Universidade da Bahia associava, já no nascimento, seu nome aos valores da Independência da Bahia. Nestes tempos desafiadores, nossa Universidade reafirma seu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, oferecendo sua resistência ante os retrocessos sociais e as ameaças à democracia que o Brasil vem enfrentando. Ecoando o Hino ao Dois de Julho, a UFBA reitera: “Com tiranos não combinam brasileiros corações”.
Os 75 anos da UFBA serão celebrados oficialmente de 07 a 11 de dezembro, com a realização da sétima edição do Congresso da UFBA, a terceira no formato online, por conta da pandemia do coronavírus. Afinal de contas, para celebrar uma data tão importante, nenhum outro evento poderia ter mais a cara da UFBA: já tradicional e querido pela comunidade universitária, o Congresso é um espaço de encontro, reflexão e demonstração pública da vitalidade da pesquisa, ensino e extensão realizados por nossa instituição, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a conjuntura social e política.
Celebremos hoje, pois, a nossa Universidade, já pensando na próxima atividade a ser submetida ao Congresso dos 75 anos. Viva a UFBA!