Conheça os componentes ofertados pelo BEGD neste semestre!
Publicado em 25 de julho de 2022
Matricula 2022.2 BEGD (1)

 
Conheça a oferta de componentes curriculares do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade e os conteúdos abordados por cada um deles no semestre:

 

 

FCHF46 – Cidadania, partidos e movimentos sociais (Conteúdo: Debate sobre Classe Social)

 

Ementa: O componente curricular trabalhará com a questão da organização social e estratificação social a partir de uma perspectiva de gênero. Tratará do problema da transformação social a partir de conceitos da teoria social clássica oriundos do pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels, além de noções desenvolvidas nas teorias feministas acerca da divisão sexual do trabalho, apropriação do tempo de trabalho, trabalho produtivo e trabalho reprodutivo, possibilitando a criação de bases para a reflexão sobre a sociogênese dos princípios estruturantes da sociedade.

 
FCHF54 Gênero, Feminismo e Educação (Conteúdo: Afetos Feministas)

 

Ementa: Trata-se de reflexões de ordem teórico-metodológica sobre as noções de afeto e afetividade, enquanto conceitos úteis às práticas educativas e às ações políticas de um modo geral. O objetivo central é convidar as/os participantes a se perceberem e a perceberem as demais pessoas como sujeitos políticos afetivos. Em termos metodológicos, serão feitas reflexões acerca do afeto (ou da ausência dele) no contexto dos movimentos, lutas e demais práticas sociais. Para tanto, trabalhará com expressões afetivas, que poderão ser demonstradas através da música, da poesia, do desenho, da fotografia ou de outras formas de manifestações artísticas. Além disto, serão debatidos conceitos como solidariedade, sororidade, política afetiva, enquanto mecanismos de construção do respeito mútuo e da igualdade entre os sujeitos.

 
FCHF56 – Seminário Temático Desenvolvimento Regional (Conteúdo: Etnografias e Autorias Indígenas)

 

Ementa: O componente curricular apresentará trabalhos dedicados aos povos originários do continente americano, a partir de uma perspectiva de gênero. Serão utilizados materiais escritos e audiovisuais de autoria indígena e/ou de autoras(es) que tenham realizado trabalhos etnográficos de imersão e convivência nos contextos indígenas. O curso será conduzido através da abordagem de temas como natureza, cultura, sociedade, parentesco, condição humana, direitos, movimentos sociais, políticas públicas e cosmopolítica. A proposta é trazer a noção de gênero como categoria central de análise dos temas acimas elencados, evitando as armadilhas de sua diluição como temática transversal em relação a questões tradicionalmente pensadas como mais importantes.

 
FCHF48 – Elites, instituições políticas e sociedade civil (Conteúdo: Gênero, Direitos Humanos e Migração)

 

Ementa: Compreender o debate teórico e histórico sobre direitos humanos e o fenômeno social das migrações no Brasil.  Além disso, pretende-se fornecer subsídios teóricos que permita fazer o discernimento do universalismo dos direitos humanos e o lugar de pertencimento da cidadania enquanto circunscrita na nacionalidade. Também buscar-se-á debater as principais questões conceituais e operacionais relacionadas à mobilidade humana, a globalização e a realidade migratória no Brasil; bem como os deslocamentos populacionais e as relações com o processo de reterritorialização como movimento de constituição de novas referencias simbólicas e identitárias (materiais e imateriais).Por fim, pretende-se compreender o lugar da mulher migrante como protagonista das novas formas de resistência e sua inserção no mercado de trabalho.

 
FCHE34 – Mídia e Política

 

Ementa: Aborda as complexas relações entre mídia e política, especialmente no mundo contemporâneo, visando a compreensão da importância (poderes limites) dos chamados meios de comunicação de massa, a partir da década de 20 do século XX, seja como instrumentos capazes de influenciar o conteúdo das opiniões e opções políticas (a partir da construção, em prazos variados, de cenários, representações e imagens sobre acontecimentos, personalidades e instituições), sejam como ambiente que altera a forma de se fazer a política.

 
FCHE45 – Gênero e cultura (Conteúdo: Raça, racismo e antirracismo)

 

Ementa: Aborda o debate teórico e histórico em torno da construção da categoria raça e do debate racismo e antirracismo. Para tanto, realiza uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Trata também da agenda antirracista e o campo das políticas públicas.

 
FCHF53 – Seminário Temático de Teorias feministas  (Conteúdo: gênero e teorias feministas – anos 80 aos dias atuais)

 

Ementa: A disciplina abordará a relação entre o conceito de gênero e os estudos feministas. Para tanto, busca problematizar as diferentes perspectivas teóricas feministas, pluralidade de usos e concepções acerca do conceito de gênero, bem como apontar os principais debates atuais do campo de estudos feministas/de gênero, em particular, face às tensões e diálogos postas pelas lutas e teorizações em torno de raça e sexualidade.

 



 

 

 

 

«
»