Cosme de Farias – o advogado dos pobres
Publicado em 11 de outubro de 2022
1COSME DE FARIAS, O ADVOGADO DO POBRES 19 DE OUTUBRO Auditório B - PAF I Campus Ondina - UFBA

 

 

No dia 15 de março de 1972, o Brasil se despedia de uma das mais potentes vozes da luta pela justiça social: o jornalista, escritor, político e advogado Cosme de Farias,  “O Advogado dos Pobres”. Esse ano de 2022 fazem 50 anos sem Cosme de Farias.

 

Cosme de Farias nasceu no subúrbio distante de Paripe. Sua formação foi apenas do curso primário, mas tornou-se advogado provisionado (rábula) e passou a vida defendendo milhares de pessoas pobres.

Em 1915 fundou a “Liga Baiana contra o Analfabetismo“, instituição que funcionou até a década de 1970, mantendo escolas para a população mais pobre, da capital e de algumas outras cidades baianas.

Iniciou-se na carreira política eleito deputado estadual, em 1914, e por várias legislaturas seguintes. Foi, também, vereador por diversos mandatos. Quando morreu, em 1972, ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, sendo à época o mais velho parlamentar do mundo

Foi patenteado “Major” pela Guarda Nacional (1909).

 

O evento “Cosme de Farias – o advogado dos pobres” faz parte das apresentações programadas no componente curricular OPB, ministrado pela professora Mariângela Nascimento.

 

Dia 19 de outubro

Auditório B do PAF 1 – Campus Ondina UFBA

Horário 18:30

 

«
»