Professoras Ana Alice Costa, Cecília Sardenberg e Alda Motta são homenageadas durante o 18o Encontro da REDOR
Publicado em 26 de novembro de 2014

O 18o Encontro da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero – REDOR está acontecendo na Universidade Federal Rural de Pernambuco durante essa semana (24 a 27 de Novembro de 2014 – CLIQUE AQUI).

A REDOR é uma organização não-governamental feminista, que tem por objetivos congregar, articular e desenvolver os estudos sobre as mulheres e relações de gênero no Norte e Nordeste. Para Ana Alice Costa e Cecília Sardenberg, “através da REDOR, unimos esforços no sentido de minimizar as discrepâncias regionais ainda hoje existentes em relação ao Sul e Sudeste, particularmente no que se refere ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas feministas”.

Criado em 1983, o NEIM guarda a distinção de ser o segundo núcleo de estudos sobre a mulher e gênero surgido no Brasil, bem como o que tem agora a mais longa história de atividade continuada. Reunindo professoras e pesquisadoras que desenvolvem trabalhos nesse campo de estudos, o NEIM vem se constituindo em um espaço privilegiado para a necessária permuta de informações e o aprofundamento de questões teórico-metodológicas, contribuindo, assim, para o avanço da discussão em torno da problemática da mulher e das relações de gênero na nossa sociedade. Por isso mesmo, o NEIM tem merecido o reconhecimento da comunidade acadêmica pela qualidade de sua produção e preocupação com a formação de novas pesquisadoras.

Profa. Alda, pioneira nos estudos de gênero e geração e referência na produção do conhecimento do NEIM.

Com muita alegria todas nós recebemos a notícia, via facebook, da homenagem prestada às professoras Ana Alice Costa, Cecília Sardenberg e Alda Motta durante o encontro. Em mesa-redonda foi ressaltado o papel pioneiro das docentes, juntamente com outras 11 feministas intelectuais nordestinas, na construção do feminismo brasileiro.

Profas. Ana Alice e Cecília, amigas há mais de 35 anos e fundadoras do NEIM.

Como várias docentes e discentes estão presentes no encontro a homenagem foi recebida com muita emoção. Paula Bacellar, mestranda do PPGNEIM, afirmou que é um “orgulho fazer parte desse programa, de estudar sobre mulheres, de estudar e escrever a partir da epistemologia feminista” além de dizer que o “orgulho é ainda maior de ser aluna dessas mulheres que possibilitaram que tudo isso fosse possível. Que com seu próprio suor ergueram uma fortaleza lilás de onde nós ainda incomodaremos muito essa ordem desigual”.

Infelizmente algumas de nós, docentes e discentes do NEIM, não pudemos estar presentes nesse momento de reconhecimento de nosso trabalho e engajamento. À distância estamos acompanhando o sucesso do encontro e recebemos com alegria a homenagem. Da Bahia, saudações feministas a todas e todos!

 

«
»