Publicado em 25 de setembro de 2015
28setembroDebateAbortoEstatFamília

No dia 28 de setembro de 2015 às 14hs no NEIM/UFBA acontecerá a MESA DE DEBATE –  A criminalização do aborto e o Estatuto da Família: uma visão feminista sobre o avanço coercitivo do Estado sobre os direitos sexuais e reprodutivos. Este evento integra o Ciclo nacional de debates: “Qual Estatuto da Família? Em defesa da pluralidade e dos direitos” e o Dia Latino Americano e Caribenho pela Descriminalização e Legalização do Aborto – 28 de setembro. O debate contará com a participação de Bruna Rocha – Diretora de Mulheres da UNE e Militante da Marcha Mundial de Mulheres, Cecília Sardenberg – Antropóloga, Professora do PPGNEIM e do PPGA/UFBA, Darlane Andrade – Psicóloga (CRP03/03147) e Professora do Bacharelado em Gênero e Diversidade/UFBA, Mariana Lima – Psicóloga e Mestranda do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Paula Gonzaga – Psicóloga, Mestranda do PPGNEIM, Professora do IHAC/UFBA

O que é o ciclo Nacional de debates sobre o Estatuto da Família?

O Ciclo Nacional de debates compõe o  MOVIMENTO POR TODAS AS FAMÍLIAS, que vem a público respaldado por organizações da sociedade civil e núcleos de pesquisa de universidades de todo o país contra o PL 6583/2013, que é uma ameaça aos direitos individuais e à diversidade das famílias.  Para informações sobre mobilizações e esclarecimentos sobre o Estatuto, foi criada a página:https://www.facebook.com/portodasasfamilias?fref=ts

O CICLO NACIONAL “Qual Estatuto da Família? Em defesa da pluralidade e dos direitos” promoverá debates em diversas universidades do país na semana de 28/9 a 2/10.

Tomam parte na organização do Ciclo neste momento 39 núcleos de pesquisa que reconhecidos pelo estudo e pesquisa nas áreas de de direitos humanos, família, relações de gênero, sexualidade.

Estão sendo programados eventos em 11 estados brasileiros mais o Distrito Federal, mas esse número ainda vai crescer.

São duas as principais preocupações: assumir uma e debater alternativas que sejam favoráveis aos direitos e à pluralidade (e que são inclusive contempladas por projetos alternativos em tramitação no Congresso).

Há uma página no facebook para a divulgação dos e mobilizações que ocorrerão. É intitulada “Por todas as famílias”: https://www.facebook.com/portodasasfamilias?fref=ts

NÚCLEOS DE PESQUISA:
CEDD – Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação (UnB, Brasília)
CIFG – Centro do Interesse Feminista e de Gênero (UFMG, Belo Horizonte)
CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (UERJ, Rio de Janeiro)
Coletivo Feminista do IESP (UERJ, Rio de Janeiro)
Demodê – Grupo de Estudos sobre Democracia e Desigualdades (UnB, Brasília)
EACH – Grupo de Estudos em Saúde Coletiva, Educação e Relações de Gênero (USP, São Paulo)
GELBC – Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (UnB, Brasília)
GEM – Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher (UFBA, Salvador)
GEMA – Nucleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (UFPE, Pernambuco)
GEMAA – Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (UERJ, Rio de Janeiro)
GEPEM – Grupo de Pesquisas “Eneida de Moraes” (UFPA, Belém)
GPLutas – Grupo de Pesquisas Maxismo, Direito e Lutas Sociais (UFPB, João Pessoa)
Grupo Diversiones (UFPE, Recife)
GREFAC – Grupo de Estudos sobre a Família Contemporânea (UERJ e UFRJ, Rio de Janeiro)
Grupo Gênero, Corporalidades, Direitos Humanos e Políticas Públicas (UEL, Londrina)
Grupo Gênero e Metaquestões dos Marcadores de Diferença (UEL, Londrina)
IEG – Instituto de Estudos de Gênero (UFSC, Florianópolis)
INARRA – Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (UERJ, Rio de Janeiro)
ITA – Interações, Tecnologias e Amazônia (UFPA, Pará)
Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade (USP, São Paulo)
LICHSS – Laboratório Intedisciplinar Ciências Humanas, Sociais e Saúde (Unifesp, Santos)
LIDIS – Labratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (UERJ, Rio de Janeiro)
NAJUP – Núcleo de Assessoria Juridica (Recife)
NEHS – Núcleo de Estudos Heleieth Saffioti (Unifesp, Santos)
NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (UFBA, Salvador)
NEPeM – Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (UnB, Brasília)
NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (UFMG, Belo Horizonte)
NESEG – Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (UFRJ, Rio de Janeiro)
NIEM – Núcleo Intedisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero (UFRGS, Porto Alegre)
NIGS – Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (UFSC, Florianópolis)
NUDERG – Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (UERJ, Rio de Janeiro)
Núcleo de Estudos de Gênero e Política do DCP (USP, São Paulo)
Núcleo Religião, Gênero, Ação Socal e Política (UFRJ, Rio de Janeiro).
NUMAS – Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (USP, São Paulo)
NUSEX – Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade (Rio de Janeiro)
PAGU – Núcleo de Estudos de Gênero (Unicamp, Campinas)
Prolutas (UFG, Goiânia)