Aula aberta sobre Relações de Gênero e Solteirice, no dia 09/08 às 18:30h na sala 210 PAF1
Publicado em 06 de agosto de 2016
Solteirice
No dia 15 de agosto é comemorado o dia dos/as solteiros/as. Você sabia disso? Por que esta data não é divulgada? A solteirice como uma condição ou situação de quem não tem um par conjugal, tem sido interesse de estudos em diversas disciplinas e em diferentes contextos apontando para a importância de conhecer e discutir sobre as experiências, opiniões, práticas no campo das relações afetivas e sexuais, estilo de vida, identidade dos/as solteiros/as desde uma perspectiva de gênero e feminista.

Para tratar do tema, convidamos vocês a participar da aula aberta sobre: Relações de Gênero e Solteirice no Brasil, ministrada pela Profa. Dra Márcia Tavares (NEIM/UFBA), que desenvolveu estudo de tese sobre o tema em Salvador e Aracaju, e a Profa. Dra. Darlane Andrade (BEGD/NEIM/UFBA), que também investigou sobre a experiência de ser e estar solteiro/a em Salvador em estudos de mestrado e doutorado, e que coordena pesquisas sobre o tema no PIBIC/UFBA.

A aula acontecerá no dia 9 de agosto, as 18:30hs na sala 210 do PAF 1 – Ondina /UFBA. Esta aula faz parte de atividade do Componente Curricular FCHE20- Relações de Gênero e Família, ministrada no Bacharelado Em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia.

 Sugestão de leituras para a aula:

TAVARES, Márcia. Sexo, afeto e solteirice intersecções de gênero, raça e geração entre mulheres de classe média. Em: BONETTI, Aline; FREIRE, Ângela. (orgs.)Gênero, mulheres e feminismo. Coleção Bahianas n. 14.  Salvador. EDUFBA/NEIM, 2011 (página 93 – 114). Disponível em: http://www.neim.ufba.br/wp/wp-content/uploads/2013/11/bahianas-n14_repositorio-Copy1.pdf

 

ANDRADE, Darlane. “Solteiro(a), mas não sozinho(a): as pessoas solteiras e suas redes de relações sócio-afetivas em Salvador. Em: FERREIRA, Sílvia Lúcia; COSTA, Ana Alice; ALVES, Ivia (orgs.) Construindo interdisciplinaridades: estudos de gênero na Bahia. Coleção Bahianas 11, Salvador: EDUFBA/NEIM, 2008 (primeiro capítulo). Disponível em:http://www.neim.ufba.br/wp/wp-content/uploads/2013/11/construindointerdisciplinaidade.pdf

 

«
»